A fotografia é hoje um meio visual importante, tanto no domínio da educação como no da informação em geral. Sobretudo quando se trata de adultos educandos, a fotografia poderá ser um ponto de partida muito rico, para discussão e análise da realidade.
Para seleccionar fotografias, tendo em vista um trabalho de animação, é necessário ter em conta as suas potencialidades, ou seja, as suas características, no que respeita ao tema e à mensagem.
Do ponto de vista prático, podemos distinguir as fotografias sugestivo–artísticas das informativas, embora muitas vezes seja difícil essa distinção.
Por exemplo, quando observamos a imagem de uma casa típica das Beiras, podemos considerar que é uma fotografia informativa, já que nos elucida sobre a arquitectura de uma determinada região. Mas se o fotógrafo captou a imagem com uma luz suave, evidenciando uma sombra poética no caminho, então podemos chamar-lhe fotografia sugestivo-artística.
De um modo geral, porém, consideramos informativas as fotografias que nos fornecem indicações, conhecimentos concretos, e sugestivo-artísticas as que apelam para a nossa sensibilidade estética ou emocional.
As fotografias informativas terão, pois, uma linguagem mais fria e mais linear, não recorrendo a planos complexos, nem a composições sofisticadas.
Para seleccionar fotografias, tendo em vista um trabalho de animação, é necessário ter em conta as suas potencialidades, ou seja, as suas características, no que respeita ao tema e à mensagem.
Do ponto de vista prático, podemos distinguir as fotografias sugestivo–artísticas das informativas, embora muitas vezes seja difícil essa distinção.
Por exemplo, quando observamos a imagem de uma casa típica das Beiras, podemos considerar que é uma fotografia informativa, já que nos elucida sobre a arquitectura de uma determinada região. Mas se o fotógrafo captou a imagem com uma luz suave, evidenciando uma sombra poética no caminho, então podemos chamar-lhe fotografia sugestivo-artística.
De um modo geral, porém, consideramos informativas as fotografias que nos fornecem indicações, conhecimentos concretos, e sugestivo-artísticas as que apelam para a nossa sensibilidade estética ou emocional.
As fotografias informativas terão, pois, uma linguagem mais fria e mais linear, não recorrendo a planos complexos, nem a composições sofisticadas.
São várias as vantagens da fotografia:
- Ela é capaz de fazer nascer o interesse em aprofundar o assunto que se pretende estudar. Sabe-se que é bem mais motivador debruçarmo-nos sobre determinado tema histórico, quando dele possuímos documento visual, do que quando dele apenas falamos em termos teóricos;
- A fotografia desenvolve a criatividade. Em presença de uma fotografia sugestiva ou artística, é possível descobrir um mundo de ideias e experimentar diversas sensações;
- Pela capacidade de captar pormenores, a fotografia ajuda a desenvolver o espírito analítico. Oferece ao observador a possibilidade de analisar formas, temas, composição, mensagens, ou clima emocional;
- A fotografia contribui também, para a educação estética. Pode dizer-se que, através dela, é possível iniciar as pessoas na arte de olhar. Através da foto-linguagem, dinamizando trocas de opiniões a partir da observação de fotografias, as pessoas vão-se familiarizando com tudo o que se relaciona com composição, contraste, expressividade, equilíbrio. E naturalmente ir-se-á formando nelas um juízo estético;
- Por outro, a fotografia, educando a sensibilidade, leva as pessoas a avançar no conhecimento crítico da sociedade. Aprendendo a observar e analisar temas, que exprimem muitas vezes estratos impressionantes da realidade, é lógico que sobrevenha a crítica do que, na sociedade, é justo ou injusto.
Podemos chamar às fotografias “manuais de palavras” de cultura geral, que já constituem, muitas vezes, documentos informativos de um povo, de uma sociedade, pois, de certo modo, traduzem o que representam.
- A fotografia desenvolve a criatividade. Em presença de uma fotografia sugestiva ou artística, é possível descobrir um mundo de ideias e experimentar diversas sensações;
- Pela capacidade de captar pormenores, a fotografia ajuda a desenvolver o espírito analítico. Oferece ao observador a possibilidade de analisar formas, temas, composição, mensagens, ou clima emocional;
- A fotografia contribui também, para a educação estética. Pode dizer-se que, através dela, é possível iniciar as pessoas na arte de olhar. Através da foto-linguagem, dinamizando trocas de opiniões a partir da observação de fotografias, as pessoas vão-se familiarizando com tudo o que se relaciona com composição, contraste, expressividade, equilíbrio. E naturalmente ir-se-á formando nelas um juízo estético;
- Por outro, a fotografia, educando a sensibilidade, leva as pessoas a avançar no conhecimento crítico da sociedade. Aprendendo a observar e analisar temas, que exprimem muitas vezes estratos impressionantes da realidade, é lógico que sobrevenha a crítica do que, na sociedade, é justo ou injusto.
Podemos chamar às fotografias “manuais de palavras” de cultura geral, que já constituem, muitas vezes, documentos informativos de um povo, de uma sociedade, pois, de certo modo, traduzem o que representam.